O ministro da Justiça, Flávio Dino, usou hoje as redes sociais para criticar a fala do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que defendeu uma frente Sul-Sudeste contra os estados do Norte e Nordeste do país.
Dino afirmou ser “absurdo que a extrema-direita esteja fomentando divisões regionais”.
O ministro acrescentou que “está na Constituição, no artigo 19, que é proibido “criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si”.
E completou citando uma frase de Ulysses Guimarães, dita em 1988: “Traidor da Constituição é traidor da Pátria”.
Romeu Zema defendeu, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo neste sábado (5), ações de um consórcio de estados do Sul e Sudeste para se defender no Congresso Nacional de perdas econômicas em resposta aos estados do Norte e Nordeste.
Nomes da esquerda, como os deputados federais do PSOL-SP, Guilherme Boulos e Ivan Valente, já haviam reagido à proposta de Zema, classificando-a como preconceituosa.