MDR alega que contêineres no Apodi são provisórios

Foto contêiner improvisado RN São Francisco Lula

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) publicou nesta quarta-feira (8) um vídeo para explicar o uso de contêineres instalados ao longo do Ramal do Apodi, no Rio Grande do Norte. Segundo a pasta, as estruturas são provisórias e fazem parte da fase de testes do sistema.

✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp

No vídeo, o MDR afirma que o canal possui aberturas laterais e vertedores que integram o funcionamento da estrutura. Durante os testes, segundo o ministério, podem ser realizados ajustes para controlar a passagem da água e melhorar a operação.

“O canal do Apodi tem aberturas nas laterais e vertedores que fazem parte do seu funcionamento. Faz parte do processo de funcionamento testes no canal. É nessa fase que podem acontecer ajustes para controlar a passagem da água e melhorar o funcionamento”, diz o vídeo divulgado pela pasta.

Segundo o MDR, as aberturas laterais utilizadas durante essa etapa serão fechadas quando deixarem de ser necessárias, permitindo que a água volte a correr normalmente pelo canal.

Sobre os contêineres, o ministério afirmou que eles foram instalados como estruturas temporárias de travessia ao longo do canal e serão substituídos por estruturas permanentes após a conclusão da fase de testes.

“Ao longo do canal, também há estruturas temporárias para as pessoas atravessarem, como contêineres e outros equipamentos. Elas ficam no local durante a fase de testes e depois serão substituídas pelas estruturas permanentes”, informou a pasta.

Em nota enviada ao Portal Claudio Dantas, o MDR afirmou que a instalação dos contêineres foi planejada no fim do ano passado para permitir o início da operação da primeira etapa do sistema.

“Os contêineres instalados fazem parte de uma solução operacional planejada, definida ainda no fim do ano passado, para colocar em funcionamento a primeira etapa do sistema. Essa estrutura permitirá disponibilizar até 2 milhões de metros cúbicos de água para o Rio Grande do Norte, garantindo que o estado tenha condições de receber essa água sempre que houver necessidade”, declarou o ministério.

A pasta afirmou ainda que a medida não representa improviso, mas uma solução técnica adotada enquanto as demais etapas da obra são concluídas.

“Não se trata de improviso. Trata-se de uma medida técnica para acelerar a operação do sistema enquanto as etapas seguintes são concluídas”, informou o MDR.

A resposta do ministério, porém, não detalhou as datas previstas para a substituição das estruturas.

Estrutura chamou atenção após inauguração com Lula

A presença dos contêineres ganhou repercussão após a visita do presidente Lula (PT) ao Rio Grande do Norte, na última quinta-feira (2), para a inauguração do Túnel Major Sales, no Ramal do Apodi.

Durante a agenda, imagens divulgadas nas redes sociais mostraram estruturas instaladas ao longo do canal. O pré-candidato a deputado estadual Nilvan Ferreira afirmou ter identificado mais de 14 contêineres no trecho e criticou a utilização dos equipamentos na obra.

O Ramal do Apodi integra o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e possui 115,5 quilômetros de extensão. A estrutura faz parte do Eixo Norte da transposição e tem como objetivo levar água para municípios do semiárido nordestino.

A obra conta com investimento estimado em R$ 1,5 bilhão e integra o Novo PAC. Os trabalhos foram iniciados em junho de 2021, com previsão inicial de conclusão em 2025. O cronograma foi atualizado e a operação total do sistema passou a ser prevista para 2026.

Assista ao vídeo do MDR:



Fontes – Link Original

Classificado como 5 de 5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

MINUTO SAÚDE

Noticias Recentes

@2025 TV FLORIDA USA