Em coletiva nesta quarta-feira (14) em Pequim, na China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que vai interceder diretamente com o presidente russo, Vladimir Putin, para tentar destravar as negociações de paz com a Ucrânia.
Segundo Lula, ele pretende usar um tom descontraído com o líder russo.
Quando eu parar ele, eu vou tentar falar com o Putin. Não me custa nada falar: “companheiro do Putin, vá até Istambul negociar, porra!” – disse o presidente brasileiro.
As negociações por um cessar-fogo estão previstas para esta quinta-feira (15), em Istambul, na Turquia. Será a primeira conversa direta entre Putin e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, desde 2022, embora a presença do russo ainda não esteja confirmada.
Lula também criticou a falta de ação de organismos internacionais diante de guerras e defendeu o diálogo como caminho para a paz. Ele disse que a política perdeu a espontaneidade e que, sem conversa, nada acontece.
Fonte: Pleno News