Mulher morre de botulismo após comer sardinha; entenda a doença

Foto: Pixabay.

Uma mulher morreu na França de botulismo depois de comer sardinhas em conserva em um restaurante, na semana passada, e turistas de várias nacionalidades também teriam se intoxicado, informaram as autoridades de saúde do país nesta quarta-feira (13).

O botulismo é uma doença neurológica grave que geralmente é causada pela ingestão de alimentos mal conservados. A condição é fatal em entre 5% e 10% dos casos, devido a uma toxina gerada pela bactéria “Clostridium botulinum” que pode aparecer quando os alimentos conservados não são suficientemente esterilizados.

A doença pode causar paralisia muscular por semanas. O perigo mais imediato está relacionado com aos músculos respiratórios.

O restaurante de Bordeaux Tchin Tchin Wine Bar, onde as vítimas tinham comido, guardava ele próprio as sardinhas, segundo a autoridade de saúde DGS.

A nacionalidade da mulher que faleceu, de 32 anos, ainda não foi determinada, segundo uma fonte próxima ao caso.

Benjamin Clouzeau, médico do hospital Pellegrin de Bordeaux, disse que outras 12 pessoas ainda estavam recebendo tratamento de emergência na quarta-feira. Cinco respiram com a ajuda de aparelhos.

Entre elas, há cidadãos dos Estados Unidos, Irlanda e Canadá.

Um cidadão alemão está sendo tratado em seu país, para onde regressou, e haveria outro caso similar em Barcelona (nordeste de Espanha), acrescentou o médico.

Todos jantaram nesse restaurante de Bordeaux entre os dias 4 e 10 de setembro, quando costuma haver um grande fluxo de turistas na cidade, famosa por seu vinho e por sua gastronomia.

Todos comeram sardinhas que o próprio dono do restaurante havia feito em conserva, segundo a DGS.

As autoridades continuavam fazendo testes no restaurante e não descartam o surgimento de mais casos de botulismo, que tem um período de incubação que levar até vários dias.

Folha de SP



Fontes – Link Original

5/5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

Entretenimento

Noticias Recentes

@2023 TV FLORIDA USA