O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça viajou a Itabira (MG), em agosto de 2025, para participar de uma jornada jurídica organizada pela subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em parceria com o Sindicato Metabase. A informação consta nos registros públicos do evento e foi divulgada pelos próprios organizadores antes e depois da participação do magistrado.
✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp
A coluna da jornalista Daniela Lima, publicada pelo UOL nesta terça-feira (22), alega que Mendonça utilizou um helicóptero vinculado a uma empresa do Grupo Cedro, de Lucas Kallas, empresário que o veículo insiste em relacionar a Daniel Vorcaro, do Banco Master. A viagem, porém, ocorreu a cargo da OAB em Itabira e do Sindicato Metabase, organizadores do evento. O ministro, como convidado, apenas usou o transporte disponibilizado.
Após a realização do evento, o próprio Sindicato Metabase publicou um balanço da jornada e voltou a registrar que a iniciativa havia sido realizada em parceria com a OAB Itabira. A assessoria de Mendonça também afirmou ao UOL que o deslocamento foi organizado pelos responsáveis pela jornada e que o ministro não participou da definição dos fornecedores, mas o veículo insiste na ilação.
“O ministro André Mendonça participou, a convite, de evento jurídico realizado em Itabira (MG), organizado pela Seccional da OAB de Itabira em conjunto com o Sindicato Metabase. A participação foi de natureza estritamente acadêmica e institucional, sem qualquer remuneração, cachê ou pagamento de honorários”, informou o gabinete. A assessoria acrescentou que “toda a logística de deslocamento ficou a cargo da organização do evento”.
Relação com o Grupo Cedro
Em outra reportagem recente, o UOL também tentou criminalizar um empréstimo feito pelo Grupo Cedro ao Instituto Iter, fundado por Mendonça. O mútuo conversível em ações foi encerrado em 2025 e vem sendo pago pago, após a gestão do instituto não enxergar mais necessidade de uma eventual sociedade. Tampouco houve qualquer decisão de Mendonça em benefício do grupo de Lucas Kallas, o que afasta qualquer suspeita sobre sua atuação e a relação institucional com a empresa.
Reportagens contra Mendonça têm sido frequentes e parecem integrar uma campanha de difamação contra o ministro, que virou persona no grata entre os aliados de Alexandre de Moraes no Supremo, após pedir sua investigação pela relação suspeita com Daniel Vorcaro e o Master, a partir de contratos com o escritório de Viviane Barci de Moraes e o repasse de ativos, como um jatinho e um helicóptero.
