Cerca de 62% dos brasileiros avaliam que a investigação envolvendo a relação do senador Jaques Wagner (PT-BA) com o Banco Master, de Daniel Vorcaro, prejudica a campanha de Lula (PT) à reeleição, de acordo com pesquisa Quaest divulgada na manhã desta quarta-feira (15).
✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp
Entre os entrevistados que apontam impacto negativo, 37% consideram que o efeito é muito prejudicial, enquanto 25% avaliam que o dano é negativo, mas pequeno. Outros 22% dizem que o caso não causa prejuízo à candidatura, e 16% não souberam ou não responderam.
A pesquisa também mostra que 61% dos brasileiros acreditam que Wagner agiu de forma errada na relação com o banco. Apenas 11% avaliam que não houve irregularidade. O parlamentar, de acordo com a Polícia Federal (PF), teria agido em prol do Master no Congresso em troca de propina.
Para 43% dos entrevistados, o episódio representa um problema institucional do governo Lula, enquanto 35% consideram que o caso é uma questão pessoal do senador.
Apesar da repercussão, a maioria dos brasileiros afirma não acompanhar as investigações: 54% disseram não conhecer o caso, 31% afirmaram estar bem informados e 15% disseram ter ouvido falar, mas sem detalhes.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 eleitores entre os dias 10 e 13 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O levantamento foi registrado no TSE com o número BR-07181/2026.