Segundo jornal, mais de 600 brasileiros foram deportados pelo Reino Unido em voos secretos

O Reino Unido deportou mais de 600 brasileiros, incluindo 109 crianças, em três voos secretos entre agosto e setembro deste ano.

A informação foi publicada, neste domingo (1º), em uma reportagem do jornal britânico The Observer, publicação dominical ligada ao tradicional The Guardian.

De acordo com o Observer, o Departamento do Interior – órgão do governo equivalente ao Ministério do Interior – nunca deportou tantos imigrantes de uma mesma nacionalidade em uma operação deste porte. A inclusão de crianças também foi destacada como inédita.

As deportações aconteceram logo nos primeiros meses de governo do primeiro-ministro trabalhista, Keir Starmer, que assumiu o cargo no início de julho.

A operação se dividiu em três voos:

1º voo – 9 de agosto: 205 pessoas, incluindo 43 crianças;
2º voo – 23 de agosto: 206 pessoas, incluindo 30 crianças;
3º voo – 27 de setembro: 218 pessoas, incluindo 36 crianças.

A reportagem destaca que as crianças nos voos estavam com suas famílias e muitas delas teriam estudado escolas britânicas “e provavelmente teriam passado a maior parte, se não toda, de suas vidas no Reino Unido”.

O jornal ainda afirma que os voos para o Brasil foram classificados como “voluntários e provavelmente incluem pessoas que ultrapassaram o prazo de permanência de seus vistos”.

O governo britânico oferece incentivos para imigrantes que retornam voluntariamente a seus países, o que pode chegar a pagamentos de até 3 mi libras esterlinas, equivalentes a R$ 22.813, na cotação deste domingo (1º).

Na última quinta-feira (28), o premiê Keir Starmer fez um pronunciamento prometendo reduzir o número de migrantes que chegam ao Reino Unido. A fala aconteceu horas depois do governo divulgar dados oficiais que mostram que a migração atingiu um recorde no país.

Um porta-voz do governo do Reino Unido disse ao Observer: “Já estamos cumprindo nosso plano de aumentar a remoção daqueles sem direito de estar no Reino Unido, com remoções de infratores estrangeiros e requerentes de asilo rejeitados em seu nível mais alto em meia década […] Isso reduzirá nossa dependência de hotéis e custos de acomodação, economizando cerca de £ 4 bilhões nos próximos dois anos.”

A CNN Brasil entrou em contato com o Itamaraty e o Departamento do Interior britânico sobre as informações do The Observer, e aguarda retorno.

Fonte: CNN

Fontes – Link Original

Classificado como 5 de 5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

MINUTO SAÚDE

Noticias Recentes

@2025 TV FLORIDA USA