Mais uma cidade do litoral brasileiro é destruída pelo aumento do nível do mar; confira

A cidade de Atafona, pequena comunidade ao norte do Rio de Janeiro, é um exemplo da destruição que o aquecimento global pode causar. 

Ao longo dos últimos anos, a comunidade assistiu o oceano levar cerca de 500 casas em uma área de 2 quilômetros. Essa destruição foi causada por uma combinação de erosão e assoreamento dos rios, acelerada pelas mudanças climáticas.

O assoreamento do rio Paraíba do Sul passou a impedir a chegada de areia à praia de Atafona. Dessa forma, a faixa litorânea diminuiu e o mar passou a avançar sobre as ruas.

A cidade é o exemplo mais conhecido do Brasil das consequências dos impactos ambientais. Segundo relatório da ONU, o nível regular do oceano subiu 13 centímetros nos últimos 30 anos e pode subir mais 16 até 2050.

Esse relatório projeta um cenário associado de erosão costeira e inundação marinha. Áreas como Atafona tem uma projeção para que, em 28 anos, percam ainda cerca de 150 metros lineares de suas áreas litorâneas.

O país vem testemunhando outros tipos de problemas causados pelo avanço domar, desde o desaparecimento de pontos turísticos até a alteração do equilíbrio natural na foz do rio Amazonas.

Em Natal, a praia de Ponta Negra está desaparecendo, tendo cerca de 30 metros levados pelo mar. A praia perdeu o calçadão e a praia, só podendo ser usada nas horas de maré baixa.

O problema ficou mais evidente em 2012, quando uma ressaca levou parte da avenida. Uma obra de engorda foi iniciada para controlar a situação.

A obra deve ser finalizada até dezembro, com custo de R% 100 milhões. Porém, se nada mudar entre cinco e sete anos, terá de ser refeita.
Segundo dados do IPCC (Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas), o nível do mar está subindo

mais rápido do que nunca. Nos últimos 10 anos, mais que dobrou a velocidade em relação ao período entre 1993-2002, passando de 0,21 centímetros m por ano para 0,48 centímetros.

Outros pontos do país também serão afetados pela erosão costeira e o nível do mar, como Camboriú, em Santa Catarina, e Cananeia, em São Paulo, e chega até mesmo à foz do rio Amazonas.

Fonte: Diário do Litoral

Fontes – Link Original

Classificado como 5 de 5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

MINUTO SAÚDE

Noticias Recentes

@2025 TV FLORIDA USA