Dilma Rousseff recebe Nicolás Maduro no Banco dos Brics em Xangai

Foto: Reprodução/Twitter.

A presidente do NDB (Novo Banco de Desenvolvimento, na sigla em inglês), ou Banco dos Brics, Dilma Rousseff (PT), recebeu o presidente venezuelano Nicolás Maduro neste domingo (10.set.2023) na sede da instituição, em Xangai (China).

O chefe do Executivo descreveu a reunião como “extraordinária” e exaltou o Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). “Na Venezuela [o banco] tem um parceiro, um aliado e um amigo”, escreveu em seu perfil no X (ex-Twitter). 

A ex-presidente do Brasil recebeu Maduro com um abraço e um aperto de mão. Depois, participaram de reunião que contou com representantes do banco e integrantes da comitiva venezuelana na China. 

Maduro disse querer estreitar as relações de seu país com o banco de modo a possibilitar mais transações digitais e conseguir novas formas de financiamento para a Venezuela.

O presidente também compartilhou um vídeo de divulgação do encontro que teve com Dilma. As imagens mostram que eles conversaram nos corredores do NDB e foram recebidos pela imprensa do país antes de iniciarem a reunião. 

Maduro veio ao Brasil para a posse da ex-presidente em 2015. Depois, voltou a Brasília em 2023, para um encontro com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em maio. O venezuelano ficou proibido de entrar no país durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). 

Maduro desembarcou na nação asiática na 6ª feira (8.set.2023) para uma viagem com duração de 6 dias. O objetivo é estreitar relações bilaterais. Foi à China na semana da cúpula do G20 –grupo que reúne as principais economias do mundo mais a União Europeia– que foi realizada em Nova Délhi (Índia).

A Venezuela vive sob uma autocracia, comandada por Nicolás Maduro Moros, 60 anos. Não há liberdade de imprensa. Pessoas podem ser presas por “crimes políticos”. A OEA publicou relatório sobre a “nomeação ilegítima” do Conselho Nacional Eleitoral. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos relatou abusos em outubro de 2022, novembro de 2022 e março de 2023.

Poder 360



Fontes – Link Original

5/5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

Entretenimento

Noticias Recentes

@2023 TV FLORIDA USA