Em protesto contra ricos, ativistas picham iate de herdeira do Walmart pela 2ª vez

Foto: Scientists Rebellion/Reprodução.

Ativistas ambientalistas espanhóis picharam com tinta vermelha um superiate de propriedade da bilionária herdeira do Walmart, Nancy Walton Laurie, em Barcelona, nesta sexta-feira (8).

 

Foi a segunda vez que o iate foi alvo de protestos nos últimos dois meses.

 

Dois ativistas dos grupos climáticos Rebelião Científica e Rebelião Extinção acessaram a Marina Port Vell, uma doca para superiates, às 7h do horário local, segundo um porta-voz da organização.

 

Eles espalharam tinta vermelha biodegradável na embarcação antes de desenrolarem uma faixa que dizia: “Bilionários não deveriam existir”.

 

“No final de mais um verão excepcional em termos de temperaturas recordes e eventos climáticos extremos, o 1% mais rico da população do planeta continua a poluir mais do que os 50% mais pobres. Os megaiates são um dos exemplos mais óbvios de um estilo de vida insustentável para o planeta”, disse o porta-voz em comunicado.

 

Um porta-voz da Marina Port Vell disse que o barco não foi danificado na ação.

 

“Após uma ação rápida da equipe de segurança, o incidente foi corrigido e o barco está agora em perfeito estado”, disse o porta-voz à CNN.

 

Os ativistas foram detidos pela polícia na marina por três horas antes de serem libertados, segundo um porta-voz da Rebelião Científica. A CNN entrou em contato com a Polícia Portuária para comentar.

 

O iate de Laurie já tinha sido alvo de ataques em Ibiza, em julho.

 

Ativistas do grupo ambientalista Futuro Vegetal picharam o iate com tinta vermelha e preta e ergueram uma faixa que dizia: “Você consome, os outros sofrem”.

 

Os artigos luxuosos usufruídos pelas pessoas mais ricas do mundo – de superiates a jatos privados – são cada vez mais o foco de protestos climáticos devido ao seu forte impacto climático.

 

O movimento britânico Extinction Rebellion diz que tem nos super-ricos o seu alvo, afirmando que quer deixar claro que “os ricos e as suas atividades de lazer que desperdiçam recursos essenciais são um luxo com o qual não podemos arcar”.

 

As pessoas mais ricas dos Estados Unidos estão entre os maiores poluidores do mundo, de acordo com um relatório recente, que concluiu que os 10% mais ricos dos EUA são responsáveis ​​por quase metade da poluição gerada no país e que aquece o planeta.

 

O protesto de Barcelona ocorre na mesma semana em que os cientistas revelaram que este foi o verão mais quente já registrado no planeta, e por uma margem significativa.

 

Samantha Burgess, vice-diretora do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia, que levantou os dados, disse que o mundo pode esperar que esses recordes continuem sendo quebrados.

 

Créditos: CNN.



Fontes – Link Original

5/5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

Entretenimento

Noticias Recentes

@2023 TV FLORIDA USA