O ex-ministro da Casa Civil e candidato derrotado à Câmara por São Paulo, José Dirceu (PT), afirmou que a “renovação do PT é urgente” e defendeu que a composição do novo governo Lula (PT) reflita as forças políticas que garantiram a reeleição do presidente petista.
✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp
“A vitória na eleição não foi do PT. Temos que tirar consequências disso, não pode só falar. Temos que fazer quase uma reconstrução do PT. E dialogar com Psol, Rede, PDT e PSB para construir uma força mais orgânica”, declarou Dirceu em entrevista ao jornal O Globo nesta manhã (03).
Segundo o ex-ministro, “houve uma revolução pacífica e democrática pelo voto no Brasil. A sociedade clamou para que Lula fizesse um governo que retratasse as forças que o elegeram na composição”.
Dirceu também defendeu que Lula aproveite o novo mandato para articular um pacto político e aprovar reformas. O ex-deputado disse que o presidente “tem uma oportunidade histórica de chamar o país a um pacto político. O Brasil precisa de reformas, que precisam ser pactuadas: tributária, financeira, política e do Judiciário. Ele tem autoridade para liderar isso”.
Sobre a reorganização do PT, Dirceu afirmou que o Nordeste deverá ampliar sua representação. Embora a legenda só renove sua direção em 2029, haverá um congresso e uma discussão sobre o estatuto para adaptar o partido à nova realidade.
“Temos de democratizar mais o PT, melhorar a formação política e a atuação nas redes. A renovação no PT é urgente”, declarou.
O ex-ministro também defendeu a aproximação com outras forças de esquerda, jovens que votaram em Flávio Bolsonaro (PL) e evangélicos. “Temos de compreender melhor os setores da sociedade, sobretudo a juventude, insatisfeitos com a esquerda. Precisamos superar essa questão que o PT é antievangélico. Não podemos ter preconceito de que os evangélicos são bolsonaristas”, disse.
Dirceu também comentou a sucessão de Lula, que completou 81 anos na semana passada. Para ele, o próximo líder do campo governista terá de demonstrar capacidade de liderança na prática. Quem ocupar o espaço do presidente terá “de provar isso governando ou liderando. Alguém vai se destacar”.
O ex-ministro citou Fernando Haddad como exemplo de liderança em ascensão. “O [Fernando] Haddad se destacou como ministro da Fazenda e da Educação e ganhou espaço. Perdeu a eleição, mas isso não quer dizer nada. O Lula perdeu 3 e se elegeu 4 vezes presidente”
Dirceu afirmou ainda que os próximos líderes “vão ter de surgir na construção do país, do próprio PT e da luta democrática”. Ele declarou que “a direita já tem nomes enfileirados”.
Sua opinião sobre esta matéria importa.
