Levantamento do instituto Vox Brasil divulgado hoje (15) mostra que 51,5% dos entrevistados desaprovam o governo do Lula, enquanto 45,1% afirmam aprovar a gestão. Outros 3,4% disseram não saber ou não opinaram.
✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp
A pesquisa ouviu 2.100 eleitores entre os dias 9 e 12 de maio de 2026, em entrevistas presenciais realizadas em domicílios em todo o país. A margem de erro é de 2,15 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02423/2026.
O estudo também mostra pessimismo em relação à economia. Segundo o levantamento, 40,5% afirmam que a situação financeira do país vai piorar nos próximos meses. Outros 31,3% acreditam em melhora, enquanto 24,1% avaliam que tudo ficará igual.
Entre os principais problemas apontados pelos entrevistados, a segurança pública aparece em primeiro lugar, com 28,4%. Na sequência estão saúde (18,2%), corrupção (16,5%) e inflação (14,6%).
Na disputa presidencial estimulada, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece com 36,5% das intenções de voto, contra 34,3% de Lula. Ciro Gomes registra 5,1%, seguido por Ronaldo Caiado, com 4,1%, e Romeu Zema, com 2,9%.
Em um eventual segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, o levantamento aponta 43,8% para o senador do PL e 40,2% para o petista.
A pesquisa ainda mostra que 54,1% dos entrevistados rejeitam Lula, maior índice entre os nomes testados. Flávio Bolsonaro aparece com 39,3% de rejeição.
Outro dado do levantamento indica predominância do eleitorado identificado com a direita. Segundo a Vox Brasil, 35,1% afirmam se considerar de direita, contra 24,3% que se declaram de esquerda.