Premiê de Portugal se opõe à inclusão do aborto como direito fundamental na União Europeia | UE | Luís Montenegro | Epoch Times Brasil

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, disse nesta sexta-feira que é contra o reconhecimento do aborto como um direito fundamental na União Europeia (UE).

“Não é uma questão de governo, é uma questão individual”, disse Montenegro em resposta a uma pergunta sobre o assunto feita pela líder do partido de defesa dos direitos dos animais PAN, Inés Sousa Real, durante o debate preparatório no Parlamento português para o Conselho Europeu da próxima semana.

Para Montenegro, nessa questão “há dois direitos conflitantes”, o da autodeterminação da mulher e o da proteção da vida do feto.

“O processo de interrupção voluntária da gravidez é um compromisso legal para resolver esse conflito e, por essa razão, há condições e requisitos nos sistemas jurídicos”, disse o chefe de governo.

Por essa razão, segundo ele, “a consagração fundamental do direito à interrupção involuntária da gravidez traz um desequilíbrio no sistema jurídico, porque significa que, com dois direitos que estavam em conflito, no final apenas um prevalecerá em sua totalidade, o que significa o desaparecimento do outro”.

“E nós, em nosso partido, não fazemos isso”, ressaltou o político, que também é presidente do Partido Social Democrata (PSD).

Na quinta-feira, o Parlamento Europeu pediu aos países que incluam o acesso ao aborto, à saúde e aos direitos sexuais e reprodutivos na Carta dos Direitos Fundamentais da UE.

O texto não vinculativo pede aos Estados-membros que reformem os tratados da UE para incluí-los no artigo 3 da Carta dos Direitos Fundamentais.

A reforma do tratado requer a unanimidade de todos os 27 países da UE e é improvável que aconteça, pois regulamentar o acesso ao aborto é uma questão que cabe aos Estados-membros, e isso é feito de forma diferente em cada um deles.

© Direito Autoral. Todos os Direitos Reservados ao Epoch Times em Português 2011-2018

Fontes – Link Original

Classificado como 5 de 5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

MINUTO SAÚDE

Noticias Recentes

@2025 TV FLORIDA USA