O Lula iniciou hoje (25) um tratamento preventivo de radioterapia após a retirada de uma lesão de câncer de pele no couro cabeludo realizada no fim de abril.
✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp
Segundo boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, o procedimento começou na unidade de Brasília e terá duração de 15 sessões ao longo das próximas três semanas. A equipe médica informou que o tratamento é complementar e busca reduzir o risco de recorrência da doença.
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje, 25/05, no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília. Após a retirada de lesão basocelular em 24/04/26, optou-se por tratamento complementar com radioterapia superficial preventiva no couro cabeludo, que teve início nesta segunda-feira”, informou o boletim médico.
A primeira aplicação ocorreu na manhã desta segunda-feira e, segundo integrantes do governo, não haverá restrições à agenda presidencial. O tratamento será feito no próprio hospital e cada sessão deve durar cerca de dois minutos.
A lesão retirada por Lula em 24 de abril foi diagnosticada como carcinoma basocelular, considerado o tipo mais comum e menos agressivo de câncer de pele. O procedimento cirúrgico foi realizado na unidade do hospital em São Paulo.
O acompanhamento médico segue sob responsabilidade das equipes lideradas pelo cardiologista Roberto Kalil Filho e pela médica Ana Helena Germoglio.
Na semana passada, exames apontaram “evolução satisfatória” após a cirurgia, sem intercorrências. Segundo Kalil, o tumor era localizado, sem risco de metástase, e relacionado à exposição solar.
Após a cirurgia realizada em abril, Lula passou a aparecer em compromissos públicos usando chapéu. Antes da retirada da lesão, o presidente já havia sido submetido a um procedimento de cauterização em fevereiro deste ano, mas a área afetada não foi eliminada completamente.