CPMI do INSS ouve CEO do C6 Consignado; acompanhe

CPMI do INSS ouve CEO do C6 Consignado; acompanhe

A CPMI do INSS ouve nesta quinta-feira (19) o CEO do Banco C6 Consignado, Artur Ildefonso Brotto Azevedo. A convocação foi feita a pedido do relator, deputado Alfredo Gaspar. A comissão também vota requerimentos.

✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp

O depoimento ocorre após o banco ter sido alvo de medidas do INSS por suspeitas de irregularidades em crédito consignado. Na última terça (17), o instituto suspendeu a liberação de novos empréstimos do C6 e determinou a devolução de R$ 300 milhões a aposentados e pensionistas.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o INSS, o banco realizou cobranças indevidas por serviços não autorizados, como seguros e pacotes adicionais, com desconto direto nos benefícios.

As irregularidades foram apontadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) e confirmadas por áreas técnicas do próprio instituto. Auditoria identificou ao menos 320 mil contratos com indícios de descontos irregulares, reduzindo o valor recebido pelos beneficiários.

Após reuniões sem acordo, o INSS determinou a suspensão dos novos consignados até que os valores sejam devolvidos, com correção. Também ordenou a interrupção imediata das cobranças. Em caso de descumprimento, os repasses financeiros poderão ser bloqueados. O órgão informou ainda que acionará a Dataprev para garantir o cumprimento da medida.

Em nota, o C6 afirmou que “discorda integralmente da interpretação do INSS e que buscará seu direito de defesa na esfera judicial”, além de sustentar que “não praticou nenhuma irregularidade e seguiu rigorosamente todas as normas vigentes”.

O banco aparece entre as instituições com maior número de reclamações na plataforma consumidor.gov.br, especialmente em operações de crédito consignado, cartão consignado e reserva de margem consignável (RMC).

Além do depoimento, a CPMI vota requerimentos para convidar o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e o ex-presidente da autarquia, Roberto Campos Neto. Eles devem falar sobre irregularidades em créditos consignados concedidos a aposentados e pensionistas.

Foto: Reprodução/TV Senado



Fontes – Link Original

Classificado como 5 de 5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

MINUTO SAÚDE

Noticias Recentes

@2025 TV FLORIDA USA