Lula teme vitória do “Bolsonaro” da Argentina: “o nosso plano vai dar errado”

A vitória do deputado e economista de extrema direita Javier Milei na primeira fase do processo eleitoral argentino, no último domingo, acendeu a luz amarela em Brasília. A avaliação é de que, se Milei vencer a eleição presidencial em outubro, haverá um retrocesso na integração regional, com paralisia no Mercosul.

O GLOBO ouviu quatro importantes interlocutores do governo brasileiro sobre o assunto. Segundo um deles, o impacto na política de integração, que ganhou força com a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua proximidade com os líderes da esquerda da região, será negativo. A situação preocupa, pois, se Milei vencer, a Argentina daria uma guinada para um terreno desconhecido.

No último domingo, Milei venceu as Primárias Abertas Simultâneas e Obrigatórias (Paso). O economista vai disputar a Casa Rosada com Patricia Bullrich, da coalizão opositora Juntos por el Cambio (Juntos pela Mudança, direita), e o ministro da Economia e candidato do governo peronista, Sergio Massa.

Apesar de se autointitular liberal, o candidato tem propostas extremistas até para os liberais, disse um interlocutor. Milei flerta com ideias libertárias na economia que jamais foram colocadas em prática e que poderiam, se aplicadas, desatar mais caos, inclusive a abolição do Banco Central com dolarização completa.

Nos bastidores, o governo brasileiro torce pela derrota de Milei em outubro, mas não considera impossível que ele saia como o grande vencedor. Isso porque a votação do economista “é sólida e bem distribuída” e Bullrich “meio que o duplica” na direita. Há dúvidas se Massa ganhará força após a derrota de domingo.

Um interlocutor próximo ao presidente Lula afirmou que recebeu com choque a notícia do sucesso de Milei, mas considera que o resultado ainda não está definido. A avaliação é que a Argentina é um país soberano, mas que obviamente o resultado não agrada ao Brasil. O candidato tem divergências com o governo brasileiro, como nos aspectos envolvendo dolarização diante da inflação e venda de órgãos como “mais um mercado”.

Fonte TBN – Link Original

Classificado como 5 de 5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

MINUTO SAÚDE

Noticias Recentes

@2025 TV FLORIDA USA