União Europeia reiterou não reconhecer parlamento da Venezuela

União Europeia reiterou não reconhecer parlamento da Venezuela




foto: Reprodução

UE rejeitou validar pleito que consolidou ascensão política chavista.

União Europeia reiterou que não reconhece parlamento da Venezuela

Em janeiro de 2021, a União Europeia expressou profundo pesar pelo fato de a Assembleia Nacional da Venezuela ter assumido o cargo com base em eleições consideradas não democráticas. A UE ressaltou a necessidade de uma solução política para a situação de situações graves enfrentadas pelo país.

Um dia após a posse dos membros da nova Assembleia Nacional em uma cerimônia solene em Caracas, resultado das eleições de 6 de dezembro, que não foram reconhecidas pela oposição, o Ministro das Relações Exteriores da UE, Josep Borrell, emitiu um comunicado lamentando o fato de as eleições terem ocorrido sem um “acordo nacional sobre as condições eleitorais”.

À época, Borrell afirmou que a UE assumia compromisso com todos os atores políticos e da sociedade civil que lutam pela restauração da democracia na Venezuela, incluindo, em particular, o líder opositor Juan Guaidó e outros representantes da Assembleia Nacional anteriormente eleitos em 2015, considerada a “última expressão livre do povo venezuelano em um processo eleitoral”, enfatizou o então chefe da diplomacia europeia.
A nota também pontuou que Guaidó tornou-se um “interlocutor privilegiado”, uma vez que não mais seria considerado presidente interino do país, por causa da perda do mandato como líder do Parlamento — ainda que o pleito não tenha legitimidade por parte das autoridades internacionais.

Na mesma ocasião, o Brasil, os Estados Unidos e a Colômbia anunciaram que reconheceriam a Assembleia Nacional da Venezuela eleita em 2015, sob a liderança de Guaidó, que foi reconhecido por esses países como presidente interino do país.

Conexão Política

Últimas notícias

Fonte TBN – Link Original

5/5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

Entretenimento

Noticias Recentes

@2023 TV FLORIDA USA