BOMBA: Rui Costa diz que apagão foi “erro técnico” e joga contra Ministro

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quarta-feira (16) que o apagão que atingiu todas as regiões do Brasil foi um “erro técnico” porque há sobra de energia no país. A declaração foi durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”.

“Nós estamos com sobra de energia, os reservatórios estão todos cheios. Nós temos hoje um parque eólico e solar gerando muita energia. Então não há razão nem de oferta, nem de demanda, para ter tido esse colapso. Foi erro técnico, falha técnica”, afirmou o ministro.

De acordo com Rui Costa, não haveria razão para um apagão, já que atualmente não há crise de geração de energia no Brasil. “Precisa identificar o que foi que aconteceu e espero que, no mais rápido possível, nós consigamos dizer a sociedade”, declarou.

O apagão foi resultado de uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) que interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste. Entretanto, as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reúne nesta quarta-feira (16) com a diretoria do ONS e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para discutir o apagão. Ontem, ele afirmou que iria solicitar à Polícia Federal (PF) e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) uma apuração do caso e de “eventuais dolos”.

Fonte TBN – Link Original

Classificado como 5 de 5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

MINUTO SAÚDE

Noticias Recentes

@2025 TV FLORIDA USA