Alcolumbre aciona Senado contra decretos de Lula sobre big techs

Messias afaga Alcolumbre: ‘Tenho grande admiração e apreço’

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), acionou a consultoria jurídica da Casa para avaliar se os decretos editados pelo Lula (PT) sobre plataformas digitais extrapolam os limites constitucionais do Executivo.

✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp

A análise ocorre após o governo publicar duas medidas que alteram a regulamentação do Marco Civil da Internet e ampliam exigências sobre a atuação das chamadas big techs no Brasil.

Nos bastidores da Casa, a possibilidade de sustação total ou parcial dos decretos já é discutida no Senado e que o Senado agirá em caso de extrapolação de competência.

Um dos decretos estabelece diretrizes para enfrentamento da violência contra mulheres no ambiente digital. O outro amplia obrigações para plataformas, como manutenção de representante legal no Brasil, criação de canais de denúncia e adoção de mecanismos para remoção de conteúdos considerados criminosos sem necessidade de decisão judicial.

As novas regras também ampliam a responsabilidade das plataformas sobre prevenção de fraudes e moderação de conteúdo. Juristas e especialistas em direito digital apontam que trechos do texto utilizam conceitos amplos e subjetivos, o que, segundo críticos, pode abrir espaço para restrições à liberdade de expressão.

No Senado, o senador Magno Malta (PL-ES) protocolou dois projetos de decreto legislativo para tentar derrubar as medidas editadas pelo governo Lula.

Alcolumbre confirmou para a imprensa que pretende alinhar a tramitação das propostas com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Embora previsto na Constituição, o uso de decreto legislativo para barrar atos presidenciais é considerado raro no Congresso. O episódio mais recente ocorreu em 2025, quando parlamentares derrubaram decretos de Lula relacionados ao aumento do IOF.

Antes disso, a última derrubada de um decreto presidencial havia ocorrido em 1992, durante o governo Fernando Collor, em meio à crise política que antecedeu o processo de impeachment.



Fontes – Link Original

Classificado como 5 de 5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

MINUTO SAÚDE

Noticias Recentes

@2025 TV FLORIDA USA