Após a operação da Polícia Federal (PF) que teve o senador Ciro Nogueira (PP-PI) entre os alvos no caso Master, aumentou para 46% a parcela de brasileiros que enxergam o escândalo como um problema que atinge “toda a classe política”. Os dados são da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta manhã (13).
✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp
O índice representa alta em relação a março, quando o percentual era de 40%. Segundo o levantamento de hoje, 46% dos entrevistados avaliam que o caso provocou desgaste generalizado, atingindo governo atual, gestão anterior, Judiciário e Congresso.
Na avaliação sobre quem mais saiu desgastado, os entrevistados apontaram: Governo Lula 11% (eram 10% em março); STF/Judiciário 10% (eram 13% em março); Governo anterior (Jair Bolsonaro) 9% (eram 11% em março); Banco Central 7% (eram 5% em março); Congresso Nacional 2% (eram 3% em março).
Sobre o nível de informação, 54% disseram não ter conhecimento das investigações envolvendo Ciro no caso Master. Outros 46% afirmaram estar cientes.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas entre 8 e 11 de maio de 2026. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O registro no TSE é BR-03598/2026.