Uma pesquisa divulgada pela Real Time Big Data revela que a maioria dos eleitores de Minas Gerais manifesta insatisfação com o governo do presidente Lula (PT). De acordo com o levantamento divulgado na quinta-feira (12), 55% dos entrevistados dizem desaprovar a atual administração federal, enquanto 42% afirmam aprovar a gestão. Outros 3% não souberam ou preferiram não responder.
✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp
O estudo também mediu a avaliação qualitativa do desempenho do governo. Nesse cenário, 46% classificam a gestão como “ruim” ou “péssima”. Já 33% consideram o trabalho do presidente “ótimo” ou “bom”. Outros 20% avaliam a administração como “regular”, enquanto 1% não respondeu.
Os números indicam predominância de avaliações negativas entre os eleitores mineiros. Minas Gerais é considerado um dos principais colégios eleitorais do país e costuma ter influência relevante em disputas nacionais.
Perfil dos entrevistados
Entre os participantes da pesquisa, 53% são mulheres e 47% são homens. Em relação à idade, 45% têm entre 35 e 59 anos, 29% estão na faixa de 16 a 34 anos e 26% possuem 60 anos ou mais.
No recorte de renda, 45% declararam receber até dois salários mínimos, 35% informaram renda entre dois e cinco salários mínimos e 20% disseram ganhar acima desse valor. Quanto à escolaridade, 44% possuem ensino médio completo, 41% estudaram até o ensino fundamental e 15% têm ensino superior incompleto ou nível mais elevado.
Metodologia
O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 11 de março de 2026, com 2.000 entrevistas em Minas Gerais. A pesquisa tem nível de confiança de 95% e margem de erro de dois pontos percentuais, para mai