Vorcaro ajuda a Moraes antes prisão: Temos que desarmar isso

Daniel Vorcaro ao ser fichado após prisão

O ex-banqueiro Daniel Vorcaro procurou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes nos dias que antecederam sua prisão e a liquidação extrajudicial do Banco Master. Em uma das mensagens, enviada na madrugada de 16 de novembro de 2025, Vorcaro pediu ajuda para tentar conter o que classificava como uma ameaça à instituição.

✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp

“Muita sacanagem isso. Estou perplexo e indignado. Esses caras vão destruir todo o negócio e sem volta. De repente, até melhor eu encarar de frente. Temos que dar um jeito de desarmar isso, meu Deus”, escreveu o empresário a Moraes às 0h49.

As mensagens fazem parte de um relatório da Polícia Federal que analisou o conteúdo extraído do celular de Vorcaro. O sigilo do material foi retirado nesta terça-feira (1º) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, relator do caso.

A sequência de conversas mostra que Vorcaro buscava informações sobre o que poderia ocorrer nos dias seguintes. Em 15 de novembro, perguntou diretamente a Moraes se deveria deixar o país.

“Acha que segunda já tenho que estar fora?”, escreveu.

Na mesma mensagem, Vorcaro questionou: “Aquele mesmo juiz Ricardo? E o (Gabriel) Galípolo (presidente do Banco Central) tá sabendo? Conseguimos fazer algo?”.

No dia seguinte, voltou a abordar o assunto: “Você acha que existe alguma chance disso acontecer amanhã de manhã?”.

Para a PF, o conjunto das conversas permite deduzir que Vorcaro recebia de Moraes informações relacionadas ao andamento da Operação Compliance Zero, inclusive sobre datas e horários de diligências planejadas pelos investigadores.

Mensagem antes da prisão

A comunicação entre os dois continuou até o dia da prisão de Vorcaro. Em 17 de novembro de 2025, às 23h48, poucos minutos antes de ser detido no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o empresário enviou outra mensagem ao ministro.

“To indo assinar com os investidores de fora e estou online”, escreveu.

Vorcaro foi preso preventivamente quando tentava embarcar em um avião particular com destino a Dubai. No dia seguinte, a Polícia Federal deflagrou a Operação Compliance Zero, enquanto o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master.

Segundo o relatório, as conversas entre Vorcaro e Moraes utilizavam mensagens temporárias. Para preservar os registros, o empresário recorria a capturas de tela de textos escritos no aplicativo Notas de seu celular.

“Gratidão da minha vida”

A relação entre os dois também aparece em uma mensagem enviada por Vorcaro em 14 de novembro, três dias antes da prisão. Na ocasião, o empresário agradeceu a Moraes pelo que classificou como apoio recebido.

“Estamos juntos sempre. Você sabe que tenho gratidão da minha vida a você”, escreveu.

Na sequência, acrescentou:

“Toda minha família, funcionários, parceiros amigos que dependem de nos tem uma divida de vida contigo e com sua família. Muito obrigado por tudo. Agora é continuar na pegada pra conseguir concluir, se Deus quiser”.

As mensagens passaram a integrar o conjunto de elementos analisados pela PF para reconstruir a relação entre Vorcaro e autoridades às vésperas da intervenção no Banco Master.

A divulgação do conteúdo ocorreu após André Mendonça retirar o sigilo do procedimento e acontece no momento em que a investigação também apura outras interações do ex-banqueiro com integrantes de órgãos públicos.



Fontes – Link Original

Classificado como 5 de 5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida