Mensagens apreendidas pela Polícia Federal no celular de Daniel Vorcaro indicam que o banqueiro autorizou o pagamento da viagem de um dos filhos do procurador-geral da República, Paulo Gonet, a Londres. O episódio ocorreu em março de 2025 e consta de relatório sigiloso enviado ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da Operação Compliance Zero.
✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp
A conversa mostra Ciro Soares, então advogado do Banco Master, consultando Vorcaro sobre a participação do filho de Gonet no grupo que viajaria para a capital britânica.
“Gonet perguntou se o filho dele pode ir com a gente para Londres”.
Vorcaro respondeu:
“Óbvio, né?”.
As mensagens não permitem identificar qual dos dois filhos de Gonet participou da viagem. O procurador-geral tem Gustavo Teixeira Gonet Branco e Pedro Henrique de Moura Gonet Branco.
Depois dessas mensagens, foram registradas quatro chamadas entre Vorcaro e o telefone de Ciro. O relatório, porém, não confirma se Gonet participou das ligações ou se falou diretamente com o banqueiro.
Viagem ocorreu em março de 2025
Segundo o relatório, a viagem ocorreu em março de 2025. Na mesma ocasião, Paulo Gonet esteve em Londres e participou de eventos promovidos pelo Banco Master, entre eles uma degustação de uísque Macallan. Pedro Gonet afirma que nunca soube do convite e que não vai para Londres desde 2019.
A sequência de mensagens indica que a inclusão do filho do procurador-geral foi tratada diretamente com Vorcaro. O diálogo consta da análise feita pela PF a partir do celular do banqueiro.
O documento não apresenta, nesse trecho, informação sobre eventual pagamento direto de passagem, hospedagem ou outras despesas específicas. O que as mensagens registram é a autorização de Vorcaro para que o filho de Gonet integrasse o grupo da viagem.
Relação com Gonet
As mensagens sobre a viagem aparecem em meio a outras comunicações entre Vorcaro e Ciro Soares. Em outro episódio registrado pela PF, o advogado enviou ao banqueiro uma fotografia na qual aparecia ao lado de Paulo Gonet e escreveu:
“Liga aqui”
Na sequência, acrescentou:
“Ele quer falar com você”.
Depois dessas mensagens, foram registradas quatro chamadas entre Vorcaro e o telefone de Ciro. O relatório, porém, não confirma se Gonet participou das ligações ou se falou diretamente com o banqueiro.
O que diz a investigação
A PF encontrou as conversas durante uma busca por referências a Paulo Gonet no conteúdo extraído do celular de Vorcaro. Segundo o material, não havia um contato salvo no aparelho com o nome do procurador-geral.
O relatório reúne as mensagens e os registros de comunicação no contexto da investigação sobre a possível rede de influência atribuída a Vorcaro. O documento não atribui, nesse trecho, uma conduta criminosa a Paulo Gonet.
A análise foi encaminhada a André Mendonça após o ministro determinar que a PF apresentasse informações atualizadas sobre pessoas que poderiam integrar a estrutura investigada. O despacho de Mendonça afirma que os investigadores apuram uma pos
