O Lula comentou a quinta fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que teve como um dos alvos o senador Ciro Nogueira. A declaração foi dada durante visita oficial a Washington, nos Estados Unidos.
✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp
“A Polícia Federal cumpriu uma decisão judicial. Eu espero que todas as pessoas investigadas sejam inocentes”, afirmou Lula em resposta à CNN.
O presidente também citou o ministro do STF André Mendonça, relator do caso no Supremo Tribunal Federal.
“Você percebe que é muito difícil eu falar de uma coisa que eu tô aqui em Washington e aconteceu no Brasil. É uma decisão do ministro André Mendonça de que houvesse a operação e ela foi feita”, declarou.
A Polícia Federal deflagrou pela manhã a quinta fase da Operação Compliance Zero. A investigação apura suspeitas de favorecimento ao Banco Master e ao banqueiro Daniel Vorcaro.
Segundo a PF, Ciro Nogueira é apontado como destinatário central de supostas vantagens indevidas e como agente público que teria utilizado o mandato parlamentar em favor de interesses ligados ao banco.
O senador está proibido de manter contato com investigados e testemunhas do caso. O irmão dele, Raimundo Neto e Silva Nogueira Lima, também foi alvo da operação. Ele deverá usar tornozeleira eletrônica, entregar o passaporte e cumprir restrições de contato com outros investigados.
A operação ocorre no momento em que Lula participa de agenda oficial nos Estados Unidos. O presidente se reuniu nesta quinta-feira com o presidente norte-americano Donald Trump, em encontro realizado na Casa Branca.