Messias diz a Lula que vai deixar AGU

A equação da derrota - Messias

O ministro Jorge Messias comunicou a Lula (PT) que deixará o comando da Advocacia-Geral da União (AGU) após a rejeição histórica de sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Senado. A informação é do jornal O Globo.

✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp

A decisão teria sido discutida em conversa com o presidente no Palácio da Alvorada, realizada poucas horas depois da derrota no plenário da Casa Alta.

Segundo fontes ouvidas pelo jornal e que acompanharam a reunião, Messias afirmou a Lula que “não terá condições de lidar diretamente com integrantes do Congresso e do Supremo que trabalharam ativamente contra sua nomeação”.

Ainda conforme esses relatos, Messias quis dizer ao petista que “não quer ver mais essas pessoas nem se estiverem pintadas de ouro”.

Lula teria pedido que o advogado-geral da União “pensasse melhor sobre a ideia de deixar a AGU durante o feriado e o fim de semana”. Apesar disso, aliados próximos de Messias afirmam, segundo o jornal, que “o ministro segue resoluto”.

A rejeição de um indicado ao STF não ocorria há 132 anos e representou uma derrota histórica para Lula. A última vez em que o Senado havia barrado uma indicação presidencial ao Supremo foi em 1894, cinco anos após a Proclamação da República, quando cinco nomes indicados por Floriano Peixoto foram rejeitados.

Foto: Lula Marques/Agência Brasil



Fontes – Link Original

Classificado como 5 de 5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

MINUTO SAÚDE

Noticias Recentes

@2025 TV FLORIDA USA