O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (MDB), nomeou três familiares para secretarias municipais em seu sexto mandato.
O que aconteceu
Mourão assumiu como prefeito da cidade em 1º de janeiro deste ano. Ele já havia passado pela prefeitura em outras cinco oportunidades: de 1993 a 1996, de 2001 a 2008 e de 2013 a 2020.
Logo antes de assumir o cargo, a prefeitura anunciou a criação da Secretaria de Projetos Especiais e Estratégicos no dia 27 de dezembro, em nota publicada no site do executivo. “A Prefeitura de Praia Grande contará com uma nova secretaria para a gestão 2025/2028. A pasta de Projetos Especiais e Estratégicos será chefiada por Lucas Mourão Glerean.”
Glerean, 26, é neto de Mourão. O currículo publicado no site da prefeitura diz que o agora secretário é formado no Mackenzie, fez intercâmbio em Nova York e na Kaplan International College. Ele trabalhou em uma empresa de consultoria brasileira e em uma plataforma “inovadora” de compartilhamento de locação de veículos de pessoas para pessoas.
Prefeitura diz que secretários “possuem experiência”. Procurada pelo UOL, a gestão informou que “todos os secretários mencionados possuem experiência e qualificação comprovada para ocupar as funções” (leia mais abaixo).
Sem explicações sobre função da secretaria. Diferente das outras secretarias, não há descrição da função da pasta e do secretário no site da prefeitura. Segundo a gestão, “para a criação das secretarias não há nenhum tipo de impedimento jurídico e tão pouco impacto financeiro e orçamentário”.
Além do neto, Mourão também nomeou o genro e a sobrinha. Cássio de Castro Navarro comandará a Secretaria de Governo, que gerencia o desempenho dos serviços prestados aos cidadãos e a avaliação das políticas públicas, enquanto Soraia Milan chefiará a Secretaria de Serviços Urbanos, responsável pela manutenção de equipamentos públicos e vias urbanas.
Navarro é empresário da construção civil e formado em Direito pela Unimes (Universidade Metropolitana de Santos), segundo a prefeitura. Ele entrou na política como vereador e, em 2013, a convite do próprio Mourão, foi chefe de gabinete da prefeitura.
O que diz a prefeitura
Procurada pelo UOL, a Prefeitura de Praia Grande enviou a seguinte nota:
Todos os secretários mencionados possuem experiência e qualificação comprovada para ocupar as funções. Reforçamos que o trabalho no Fundo Social de Solidariedade é voluntário (sem nenhuma remuneração ou subsídio) e que a secretária de Serviços Urbanos, permaneceu no cargo que já ocupava. Ela é servidora concursada, efetiva, estando na administração desde 1990. O secretário de Governo também já desempenhou esta função na gestão anterior.
Para a criação das secretarias não há nenhum tipo de impedimento jurídico e tão pouco impacto financeiro e orçamentário, tendo em vista que na reforma administrativa foram extintos alguns cargos e remanejados outros para as novas pastas, não tendo aumento de despesa.
A Secretaria de Projetos Especiais e Estratégicos foi criada com a visão de aproximar e entender ainda mais os anseios da população, das empresas, e empreendedores, buscando novos investidores para a cidade, como por exemplo, os projetos voltados ao cabeamentos de fibra ótica e parques tecnológicos, Data Centers, Hubs de Inovação, atividades retroportuárias, entre outros projetos inovadores que agregarão ainda mais estimulo ao turismo e a economia.
Fonte: UOL Notícias