Golpista mostra como engana vítimas clonando perfis no WhatsApp

Imagem: Dima Solomin/Unsplash

É possível que você ou alguém que você conhece já tenha enfrentado esta situação: um contato desconhecido liga ou manda mensagem, alegando ser um familiar ou amigo que trocou de número de telefone e WhatsApp, e solicita que você salve o novo contato.

Entretanto, conforme a conversa avança, o suposto conhecido começa a solicitar dinheiro ou o pagamento de boletos. É nesse momento que se revela a verdadeira intenção da pessoa, que não é quem diz ser, mas sim um fraudador.

Esse golpe, chamado de “troca de número” ou “falso WhatsApp” está cada vez mais comum. Só que, desta vez, algo surpreendente aconteceu: um golpista explicou como faz para atrair e enganar a possível vítima.

Segundo o Em Off, o internauta Dannyel Delgado expôs uma conversa que teve com um desses criminosos no X.

Como golpista engana pessoas no WhatsApp

  • O internauta perguntou ao golpista: “Como que tu rouba o histórico de contatos hein?”;
  • O bandido explicou a existência de um aplicativo chamado “Painel”, que captura os dados pessoais das pessoas;
  • “Painel que chama. Acha qualquer pessoa por nome completo, CEP, telefone, CPF, CNPJ. Aí você olha de onde é o DDD, se bate com a pessoa. Acha a pessoa, cada um pesquisa de uma forma. Uns vai [sic] no Insta[gram], aí tenta te achar no Painel”, afirmou o criminoso;
  • Eles pagam um valor mensal para ter acesso ao “Painel”;
  • O homem afirma ter enganado 90 pessoas até hoje. “Nunca deu ruim não?”, questiona a vítima. “Só se você roubar alguém muito importante, igual Alexandre de Moraes”, ironiza o bandido. “Prenderam um camarada, um não, uns 3, porque era povo importante, da política, tão preso até hoje”, disse.

O que fazer em caso de golpe

Segundo o Serasa, caso você seja vítima de algum golpe no WhatsApp, antes de mais nada, avise seus contatos, amigos e familiares pelas redes sociais ou ligue para elas e avise que sua conta foi clonada ou roubada, evitando assim que essas pessoas possam transferir valores para os criminosos.

Também é útil pedir para quem for abordado pelo criminoso bloquear e denunciar o perfil, pois, dessa forma, o WhatsApp percebe que há algo de errado e bane o criminoso. Vale também entrar em contato com a plataforma e informar o ocorrido.

Não custa lembrar também que essas dicas valem para golpes em outras redes sociais, como Facebook e Instagram, e não só para o WhatsApp.

com informações Olhar Digital



Fontes – Link Original

5/5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

Entretenimento

Noticias Recentes

@2023 TV FLORIDA USA