Fim decretado pela ANATEL: O adeus de celular popular amado que atinge em cheio operadoras

Montagem TVFOCO

Entre as principais empresas de telefonia móvel da atualidade, destacam-se a Vivo, Claro e Tim. No entanto, nesta segunda-feira (25), a Anatel anunciou o fim definitivo dos celulares analógicos, afetando diretamente essas operadoras. O TV Foco relembra esse momento marcante que impactou o querido celular popular.

Segundo informações do portal Tele Síntese, em 2016, a Anatel publicou uma resolução no Diário Oficial da União determinando que as operadoras, incluindo Tim, Vivo e Claro, desligassem todos os equipamentos analógicos nas faixas de frequência de 800 MHz, 900 MHz, 1.800 MHz, 1.900 MHz e 2.100 MHz dentro de 30 dias.

Consequentemente, as empresas foram obrigadas a garantir que sua infraestrutura fosse completamente digital, conforme exigido pela regulamentação da Anatel.

Conforme o texto, ficou a respeito das empresas resolver como conectar quem ainda tinha um dispositivo compatível com redes digitais em uso.

“As prestadoras que possuam usuários que utilizem terminais em tecnologia analógica deverão se valer de outros meios para garantir a continuidade da prestação do serviço”, diz o texto da resolução 672, da época.

Pois bem, em suma, a medida tomada foi de extrema importância para melhorar a eficiência no uso do espectro. A agência deixou claro que a quantidade de dados que poderia ser transmitida pelo sistema digital é maior que a do sistema analógico “utilizando a mesma faixa espectral”.

com informações TV Foco

Fontes – Link Original

Classificado como 5 de 5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

MINUTO SAÚDE

Noticias Recentes

@2025 TV FLORIDA USA