Um mito que se consolidou com o passar do tempo foi o de que, se ingerir açúcar demais, você vai desenvolver diabetes. A medicina já esclareceu que não existe uma relação direta, como muita gente imagina.
O diabetes tipo 1 — este representa de 5% a 10% dos casos — ocorre quando o pâncreas não produz insulina, porque as células responsáveis por fabricá-la são destruídas pelo sistema imunológico. E, geralmente, é diagnosticado em crianças e adolescentes, embora também possa ser encontrado em pacientes adultos.
Indivíduos com diabetes tipo 1 não desenvolveram a doença porque comeram açúcar demais. Eles precisam controlar a ingestão de doces porque são portadores da doença.
Já o diabetes tipo 2, também chamado de diabetes mellitus — responde por cerca de 90% de todos os casos —, pode ter uma relação indireta com o consumo de açúcar.
“Embora saibamos que o açúcar não causa diretamente diabetes tipo 2, você tem mais probabilidade de desenvolvê-lo se estiver acima do peso. Você ganha peso quando ingere mais calorias do que seu corpo precisa, e alimentos e bebidas açucarados contêm muitas calorias”, explica em seu site a Sociedade Britânica de Diabetes.
A endocrinologista Susanne Miedlich, do Centro Médico da Universidade de Rochester, nos EUA, afirma em um artigo que o diabetes tipo 2 “tem algumas raízes em fatores genéticos que resultam em resistência à insulina e possivelmente afetam a secreção de insulina”.