Estudantes ligados ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) tentaram impedir a realização de uma palestra sobre empreendedorismo em Israel com o presidente-executivo da StandWithUsBrasil, o cientista político especialista em Oriente Médio e Segurança Nacional, André Lajst.
A manifestação não impediu a realização da palestra, mas acabou com uma servidora da universidade ferida e um estudante preso.
Os estudantes se concentraram do lado de fora do local onde acontecia a palestra, na última quinta-feira (10), com cartazes, megafones e bandeiras da Palestina. Aos gritos, dezenas de militantes pró-Palestina acusaram Lajst de fazer “apologia ao genocídio do povo palestino”.
Policiais Federais do Comando de Operações Táticas foram acionados para conter a confusão. O palestrante precisou ser escoltado para entrar e sair do local.
Pelas redes sociais, André Lajst disse que sua presença na universidade foi combatida apenas pelo fato de ele ser judeu israelense independente do tema da palestra.
“Se isso não é antissemitismo, judeofobia, ódio aos judeus, eu não sei mais o que é”, disse Lajst em vídeo compartilhado no Twitter.
Lamentável. Fui convidado para falar sobre desenvolvimento sustentável na Universidade Federal do Amazonas e tive de ser escoltado pela polícia porque um grupo de antissemitas quis impedir violentamente a minha “presença”. Esse ódio tem que parar! pic.twitter.com/LuP8zVVWA8
— André Lajst (@AndreLajst) August 11, 2023