Pesquisador previu o terremoto na Turquia três dias antes

Pesquisador previu o terremoto na Turquia três dias antes

A previsão do fenômeno pelo sismólogo foi quase chegou à precisão exata

Foto: Divulgação/Canva 

O sismólogo holandês Frank Hoogerbeets, que trabalha para o Solar System Geometry Survey (SSGS) na Holanda, previu o terremoto na Turquia em três de fevereiro.

Um terremoto atingiu a região na segunda-feira 6. Estima-se que mais de 22 mil pessoas morreram. O número de mortos pode chegar a 40 mil.

O avanço das mortes tornou este terremoto o pior e mais mortal dos últimos 80 anos – superando outro tremor em território turco em 1999, que teve 17 mil mortos – e o sétimo mais mortal do mundo.

O pesquisador postou uma fotografia no Twitter e marcou a área onde o desastre aconteceria e escreveu que o fenômeno aconteceria no centro-sul da Turquia, Jordânia, Síria e Líbano. Hoogerbeets ainda disse que o terremoto seria de magnitude 7,5.

“Mais cedo ou mais tarde haverá um terremoto de magnitude 7,5 nesta região (centro-sul da Turquia, Jordânia, Síria, Líbano)”.

Dias depois a região foi afetada pelo terremoto. O sismólogo disse que o cataclismo é semelhante aos anos de 115 e 526.

“Como afirmei anteriormente, mais cedo ou mais tarde isso aconteceria nesta região, semelhante aos anos 115 e 526. Esses terremotos são sempre precedidos por geometria planetária crítica, como tivemos em 4-5 de fevereiro.”

Em relação aos tremores secundários sentidos em toda a região, o pesquisador explicou que os terremotos “causaram uma mudança” significativa na região, portanto, a região da Palestina irá se “reassentar”.

“Os grandes terremotos na Turquia Central causaram uma mudança significativa na distribuição do estresse em toda a região, com atividade sísmica na Palestina como um resultado. Claramente, a região está se reassentando.”

Leia também:



Fonte Terra

5/5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

Entretenimento

Noticias Recentes

@2023 TV FLORIDA USA