Lula entregará prêmio a Chico Buarque, vetado por Bolsonaro 

Lula entregará prêmio a Chico Buarque, vetado por Bolsonaro 




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá entregar o Prêmio Camões ao músico e escritor Chico Buarque, em Lisboa, no final de abril, quando visitará o país, segundo o jornal português Diário de Notícias. A homenagem foi concedida ao artista em 2019, mas o então ex-presidente Jair Bolsonaro se recusou a assinar o documento da premiação.

Criado em 1988 pelos governos brasileiro e português para destacar autores de língua portuguesa, o Prêmio Camões de Literatura tem o valor de 100 mil euros, divididos entre os dois países. Por conta do revezamento entre os países, a cerimônia de premiação a Chico deverá ser feita em Portugal.

Tradicionalmente, os presidentes das duas nações assinam o diploma, mas em 2019, quando foi anunciado que a honraria iria para o cantor e escritor, Jair Bolsonaro (PL) se recuou a assinar. Na época, o presidente afirmou que a assinatura do documento não estava entre suas prioridades. “Eu tenho prazo? Então 31 de dezembro de 2026, eu assino”, afirmou.

A falta de assinatura de um dos presidentes não impede a entrega do prêmio — o artista, inclusive, já recebeu o valor de 100 mil euros a que tem direito. Após a fala do presidente, Chico respondeu através de sua conta no Instagram. “A não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um segundo Prêmio Camões”, escreveu.

O Globo

Leia também:

Fonte Terra

5/5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

Entretenimento

Noticias Recentes

@2023 TV FLORIDA USA