Saiba qual é a explicação para a vontade de fazer o ‘número 2’ após o cafezinho

Se você já tomou um cafezinho e pouco tempo depois sentiu vontade de fazer cocô, não se sinta sozinho. A bebida realmente pode provocar isso. 

“Os efeitos do café no trato intestinal são quase imediatos. A bebida estimula as contrações e movimentação do órgão, aumentando a vontade de evacuar”, explica a gastroenterologista Patrícia Almeida, do Hospital Israelita Albert Einstein. 

Essa vontade de evacuar acontece porque a cafeína estimula os movimentos peristálticos (contração e relaxamento intestinal).

Outras bebidas, como chás escuros e o cacau, podem apresentar efeitos semelhantes, porém menos intensos, pelo mesmo motivo.

Patrícia observa que o efeito também acontece com o café descafeinado. Logo, ela entende que a reação é gerada independentemente da substância, mas pela bebida como um todo, por aumentar a acidez do estômago. Esse excesso poderia, então, acelerar o trânsito intestinal.

Já a gastroenterologista Vanessa Prado, do Hospital Nove de Julho, diz que uma xícara já é suficiente para estimular o funcionamento intestinal. No entanto, ela adverte que a bebida não é recomendada como uma solução para a prisão de ventre. 

Fonte TBN – Link Original

Classificado como 5 de 5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

MINUTO SAÚDE

Noticias Recentes

@2025 TV FLORIDA USA