O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lidera todos os cenários testados pelo Instituto Paraná Pesquisas para a eleição estadual de 2026, de acordo com levantamento divulgado na manhã desta sexta-feira (19).
✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp
O político do Republicanos aparece à frente tanto no 1º turno quanto em uma eventual disputa de 2º turno contra o ex-ministro petista Fernando Haddad.
No principal cenário estimulado, Tarcísio registra 45,6% das intenções de voto, contra 34,1% de Haddad. Na sequência aparecem Paulo Serra (PSDB), com 4,6%, e Kim Kataguiri (Missão), com 3,0%.
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados não recebem uma lista de candidatos, Tarcísio soma 23,9% das citações e Haddad, 9,9%. A maioria dos eleitores, porém, ainda não definiu o voto ou não soube responder, grupo que alcança 58,3%.
Em relação ao levantamento realizado em julho de 2025, Haddad ampliou sua presença eleitoral. Naquele cenário, Tarcísio tinha 46,8% das intenções de voto, enquanto o petista registrava 17,2%.
O governador de STF também lidera em uma eventual disputa de segundo turno. Segundo o Paraná Pesquisas, Tarcísio alcança 51,4% das intenções de voto, contra 37,9% de Haddad. Brancos, nulos e indecisos somam 10,7%. Em fevereiro, o republicano marcava 58,7%, enquanto Haddad registrava 32,4%. O novo levantamento mostra redução da diferença entre os dois candidatos, com placar de 51,4% a 37,9%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de junho de 2026. O instituto ouviu 1,6 mil eleitores em 80 municípios paulistas. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP08639/2026.