O senador estadual de Oklahoma, Shane David Jett, manifestou apoio às manifestações realizadas no Brasil no último domingo, 3 de agosto de 2025, que reuniram dezenas de milhares de pessoas em diversas cidades do país. Os protestos, organizados por movimentos de oposição, exigiam o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Em sua conta na rede social X, Jett destacou a mobilização popular, afirmando que “o povo brasileiro foi às ruas por Jair Bolsonaro, que não pôde comparecer devido a medidas cautelares impostas pelo STF”.
As manifestações, que tiveram grande adesão em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, foram impulsionadas por lideranças políticas e movimentos conservadores, como o Direita BH e o Pró Brasil. Os atos também pediam anistia aos presos dos eventos de 8 de janeiro de 2023. Jett, que já havia se pronunciado sobre a situação política brasileira, enviou em fevereiro de 2025 uma carta ao Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, questionando supostas violações de direitos humanos no Brasil, o que reforça seu engajamento com pautas da oposição brasileira.
O ex-presidente Jair Bolsonaro, embora ausente dos protestos devido a restrições judiciais, como o uso de tornozeleira eletrônica e proibição de participar de eventos públicos, foi uma figura central nas pautas dos manifestantes. O senador americano, em sua mensagem, reforçou a narrativa de apoio a Bolsonaro, sugerindo que as exigências de impeachment refletem o sentimento de grande parte da população presente nas ruas. As manifestações, segundo organizadores, ocorreram em 62 cidades e sinalizam a possibilidade de novos atos nos próximos meses, caso o Congresso Nacional não avance com os pedidos de impeachment.
Fonte: Gazeta do Povo