Senado aprova indicação de Odair Cunha para o TCU após aval da Câmara

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (15), a indicação do deputado Odair Cunha (PT-MG) para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A votação terminou com 50 votos favoráveis, oito contrários e uma abstenção.

✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp

O nome do parlamentar já havia sido avalizado pela Câmara dos Deputados na terça-feira (14), com 303 votos a favor, consolidando amplo apoio político nas duas Casas do Congresso. A indicação segue agora para promulgação em sessão conjunta.

A vaga no tribunal foi aberta com a aposentadoria do ministro Aroldo Cedraz. No TCU, os ministros têm mandato até a aposentadoria compulsória aos 75 anos, compondo um colegiado formado por nove integrantes responsáveis pela fiscalização das contas públicas federais.

A escolha de Cunha é resultado de um acordo político firmado ainda em 2025, durante a articulação que garantiu a eleição do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara.

Pelo entendimento, o Partido dos Trabalhadores ficou com a indicação para a vaga aberta na Corte.

Mineiro de 41 anos, Odair Cunha é formado em Direito e foi eleito deputado federal pela sexta vez em 2022. Ao longo da trajetória no Congresso, ocupou cargos como terceiro-secretário da Mesa Diretora e vice-líder do governo.

O Tribunal de Contas da União atua como órgão auxiliar do Congresso Nacional no controle externo da administração pública federal, sendo responsável por fiscalizações contábil, financeira e orçamentária, além de acompanhar a execução de políticas e gastos da União.



Fontes – Link Original

Classificado como 5 de 5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

Entretenimento

Noticias Recentes

@2025 TV FLORIDA USA