O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, consolidou uma aliança com o Partido Liberal para disputar o governo da Bahia e deve apoiar a candidatura presidencial do senador Flávio Bolsonaro no estado. As informações são da revista Veja.
✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp
A composição foi lançada nesta segunda-feira (30), em Feira de Santana, e inclui o ex-ministro da Cidadania João Roma como um dos nomes ao Senado. A segunda vaga ficou com o senador Ângelo Coronel, que deixou recentemente o Partido Social Democrático após perder espaço na formação da chapa governista.
A vice na chapa será ocupada pelo ex-prefeito de Jequié, Zé Cocá, do Progressistas.
A saída de Coronel do PSD ocorreu após a legenda optar por manter alinhamento com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na Bahia, o grupo governista decidiu lançar uma chapa exclusivamente petista, com os ex-governadores Rui Costa e Jaques Wagner na disputa pelo Senado, o que inviabilizou a permanência do parlamentar na base.
Diante desse cenário, Coronel migrou para o grupo de ACM Neto, afirmando manter interlocução com diferentes correntes políticas no estado. A nova composição amplia o arco de alianças da oposição e reorganiza o tabuleiro eleitoral baiano.
O movimento também pode impactar a estratégia nacional do Partido Social Democrático, que tem como pré-candidato à Presidência o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Sem palanque próprio consolidado na Bahia, o partido pode enfrentar dificuldades para viabilizar apoio no estado, tradicional reduto petista.
Com a definição da chapa, a tendência é que a disputa local reflita a polarização nacional, com o grupo ligado ao Partido dos Trabalhadores de um lado e forças alinhadas ao bolsonarismo de outro.