O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes vetou a presença do empresário Joesley Batista, controlador da J&F, em um evento patrocinado pelo empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, realizado em Londres. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Diálogos extraídos do celular de Vorcaro e enviados pela Polícia Federal à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) indicam que o ministro tinha a palavra final sobre os nomes convidados para o encontro.
O Fórum Jurídico do Brasil de Ideias foi realizado em abril de 2024 e organizado formalmente pelo grupo Voto. As mensagens mostram participação ativa de Moraes e de Vorcaro na preparação do evento.
Em conversas com o jornalista Márcio Chaer, do portal Consultor Jurídico, contratado para ajudar a estruturar os painéis de debate, Vorcaro afirmou que os nomes dos convidados seriam previamente submetidos ao ministro.
Em uma lista discutida nas mensagens estavam executivos do setor financeiro e empresarial, como Luiz Carlos Trabuco e Marcelo Noronha, do Bradesco; Guilherme Benchimol e José Berenguer, da XP Investimentos; Junior Seripieri, da Amil; e Isaac Sidney, da Febraban.
Ao comentar a relação de nomes, Vorcaro registrou: “Só Joesley foi bloqueado [por Moraes]. Não comentou os demais. Entendo que aprovou. Ainda assim, reperguntei”.
Segundo o empresário, a justificativa para o veto foi a presença do ex-presidente Michel Temer, que seria homenageado no evento. Temer foi gravado por Joesley Batista e citado em delação durante a Operação Lava Jato.
Na conversa, Vorcaro afirmou: “Seria saia justa e constrangimento”.
As mensagens também indicam que Moraes convidou pessoalmente ministros do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça para participar do fórum.
O material cita ainda a relação de proximidade entre Vorcaro e Moraes. O empresário contratou o escritório da advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro, para prestar serviços ao Banco Master em contrato de R$ 129 milhões.
O evento contou também com a participação do ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair, convidado para uma palestra.