Choquei fora do ar

O perfil de fofoca Choquei saiu do ar no Instagram. Ao tentar acessar a página, o usuário da rede social foi recebido ao longo de cerca de 20 horas com a seguinte mensagem.

“Esta página não está disponível. O link em que você clicou pode não estar funcionando, ou a página pode ter sido removida.”


Por volta das 16h40 desta sexta-feira, 4 de julho, a página voltou ao ar, mas com o perfil fechado. A essa altura, o último post publicado pelo perfil tinha 21 horas de vida. Ou seja, a página ficou sem publicar por quase um dia inteiro.

Os responsáveis pelo perfil não se manifestaram sobre a questão, mas o jornalista Ricardo Feltrin disse, em seu canal no YouTube, que o perfil teria sido punido por envolvimento na comoção virtual que levou ao suicídio da jovem Jéssica Vitória Canedo em dezembro de 2023.

“A página Choquei, então, foi retirada porque a Justiça acabou com a página. Foi determinação judicial. Dá para recorrer, mas a Meta foi notificada pela Justiça e retirou a página do ar. Então, ela está, no momento, suspensa”, disse Feltrin.

Polícia

A Polícia Civil de Minas Gerais chegou a investigar o perfil Choquei por ter partilhado o que seriam conversas de Jéssica com o humorista Whindersson Nunes. Raphael Souza, criador do perfil, prestou depoimento sobre o assunto, mas não foi indiciado no caso do suicídio.

As investigações identificaram a própria Jéssica como autora das conversas falsas com Whindersson. Assim que o alegado affair viralizou nas redes sociais, a jovem passou a receber ameaças e mensagens que incentivavam o suicídio. Uma moça de 18 anos chegou a ser indiciada por isso.

Apesar de não ter sido indiciado criminalmente no caso do suicídio, o Choquei teria sido punido agora pelo caso, com a suspensão do perfil no Instagram.

“Então, o motivo do Choquei ter saído [do ar] foi que a Justiça condenou a página e o senhor Rafael por ter estimulado a Jéssica a ter tirado a própria vida”, disse Feltrin.

X no ar

O perfil do Choquei no X, contudo, não saiu do ar. E, em meio a banalidades, como vídeos descritos como “Esposa surpreende ao criar maneira inusitada de receber o marido todos os dias”, o perfil segue inserindo conteúdos políticos em sua timeline, como quem não quer nada.

“BRASIL: A TV Globo é acusada de usar o Jornal Nacional para defender o Congresso Nacional após críticas pela derrubada do IOF. As tags ‘AGORA É A VEZ DO POVO’, ‘CONGRESSO INIMIGO DO POVO’ e ‘CONGRESSO DA MAMATA’ estão nos assuntos mais comentados”, registrou o perfil na quinta-feira, 3, ao compartilhar reportagem do jornal.

As hashtags mencionadas pelo Choquei fazem parte de uma campanha dos governistas para desgastar o Congresso Nacional, que derrubou o decreto do governo Lula que aumentava alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O Choquei foi criado em 2014 e tratava apenas de fofocas até fevereiro de 2022, quando seu criador percebeu que também era possível chamar atenção nas redes sociais com notícias, a partir da eclosão da guerra na Ucrânia, motivada pela invasão das tropas russas de Vladimir Putin.

O acompanhamento do noticiário passou a ser feito sem qualquer rigor ou responsabilidade jornalística, o que não é de se chocar também. Mas os apoiadores da candidatura de Lula não se incomodaram com isso, porque o canhão de likes do Choquei estava do lado deles.

Fonte: O Antagonista 

Fontes – Link Original

5/5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

Entretenimento

Noticias Recentes

@2023 TV FLORIDA USA