A atriz mexicana Silvia Verónica Pinal Hidalgo, conhecida como Silvia Pinal, morreu nessa quinta-feira (28/11), aos 93 anos, na Cidade do México. Ela estava internada desde o dia 22 para tratar uma infecção urinária.
A morte foi confirmada pela Associação Nacional de Intérpretes, que não deu detalhes sobre a causa da morte. “Lamentamos profundamente a morte da primeira atriz Silvia Pinal. Ela trabalhou com grandes diretores como Luis Buñuel e foi uma pioneira no teatro”, escreveu a associação através do X, antigo Twitter.
Embora fosse mexicana, Silvia era um rosto conhecido dos brasileiros que acompanham novelas internacionais exibidas no SBT. Ela estrelou as famosas Carinha de Anjo, de 2000, e A Dona, de 2010. O último trabalho como atriz foi em 2019, na trama Juntos el Corazón Nunca de Equivoca.
Nascida em 12 de setembro de 1931, ela construiu uma carreira no teatro, televisão e cinema, mas também ficou conhecida como empresária e pela participação política. Pelo Partido Revolucionário Institucional, ela foi senadora e deputada.