Lula volta da Índia e ‘visita’ Brasília antes de embarcar para mais uma viagem internacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Brasília por volta das 20h40 de segunda-feira 11, depois de viagem à Índia, onde participou de reunião do G20. O petista, contudo, vai permanecer por poucos dias na capital federal. Na sexta-feira 15, ele vai embarcar para outra viagem internacional.

O novo destino de Lula será Cuba, país que vive sob ditadura socialista desde 1959. A viagem a Havana, capital do país caribenho, já havia sido anunciada pela equipe de comunicação do governo federal no fim de agosto.

Lula vai passar por Cuba antes de seguir para Nova York, nos Estados Unidos, onde participará da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O presidente brasileiro ficará na cidade norte-americana até 22 de setembro.

A ida de Lula à ilha caribenha será referente à participação no chamado G77, grupo organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que une nações subdesenvolvidas e visa a promover os interesses econômicos coletivos de seus membros.

Lula volta da Índia e marca 49 dias fora do Brasil | Foto: Reprodução/X

Esta será a segunda agenda bilateral entre Lula e o ditador comunista, Miguel Díaz-Canel, que está no cargo desde 2021, como sucessor de Raúl Castro, irmão de Fidel.

Existe a possibilidade de o presidente Lula voltar a defender publicamente o regime cubano. Além disso, o petista pode criticar os embargos norte-americanos, que, segundo ele, são o que impede a melhora nas condições de vida da população cubana.

Nos mandatos anteriores de Lula e Dilma Rousseff, o Brasil sempre votou, na ONU, pelo fim do embargo dos Estados Unidos contra Cuba. Com o governo de Jair Bolsonaro, o Brasil passou a votar contra esse entendimento, assim como os Estados Unidos e Israel.

Levantamento das viagens internacionais

A viagem à Índia para presidir a cúpula do G20 foi a 13ª viagem internacional de Lula desde que o petista tomou posse para seu terceiro mandato à frente da Presidência da República, em janeiro deste ano, totalizando 49 dias fora do Brasil.

De acordo com levantamento do jornal digital Poder360, esses dias são calculados considerando como um dia toda vez que o presidente brasileiro passa mais de 12 horas fora do país, seja no dia do embarque ou no do desembarque.

Além das próximas viagens já citadas, o petista tem mais dois destinos internacionais na agenda de 2023: Emirados Árabes e Alemanha. Ele deve visitar os dois países em dezembro.



Fontes – Link Original

5/5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

Entretenimento

Noticias Recentes

@2023 TV FLORIDA USA