Foto: Reprodução/Mídias Sociais
O deputado Zeca Dirceu (PR), líder do PT na Câmara dos Deputados, divulgou em seu perfil do Twitter um ato do Sindicato dos Bancários contra o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. A manifestação ainda reivindicará a redução da taxa básica de juros. Zeca a cada dia demonstra que segue os passos do pai, o ex-ministro José Dirceu.
“Bancários do Brasil farão atos amanhã pela redução da taxa Selic, com palavras de ordem ‘Fora Campos Neto’! Aqui em Brasília ocorrerá na frente do BC, a partir das 12 horas”, escreveu o petista nesta segunda-feira, 13.
O ato é convocado depois da enxurrada de críticas do presidente Lula e do PT contra Campos Neto e da alta na taxa de juros, atualmente em 13,75% ao ano.
Em 3 de fevereiro, o presidente atacou a autonomia do BC e prometeu fazer “mudanças”, quando chegar ao fim o mandato de Campos Neto. “Vou esperar esse cidadão Campos Neto terminar o mandato dele para a gente fazer uma avaliação do que significou o BC independente”, disse Lula. A gestão do presidente do BC termina em dezembro de 2024. A partir daí, o governo vai poder indicar um novo nome para o cargo.
A pessoa indicada por Lula será submetida à aprovação do Senado. “O que acontece é que a gente conversava”, disse Lula. “Este país está dando certo? Este país está crescendo? O povo está melhorando de vida? Não. Então, eu quero saber de que serviu a independência.”
Revista Oeste
Leia também: