O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), candidato à Presidência da República, se reúne hoje (9) com Douglas Ruas (PL), na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. O encontro ocorre após o ex-prefeito Eduardo Paes (PSD) reconhecer a derrota na disputa pelo governo fluminense e desistir de insistir na realização do segundo turno.
✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp
Paes anunciou a decisão na quinta-feira (8), apesar de criticar a determinação da Justiça Eleitoral. O ex-prefeito afirmou que respeitará o resultado, embora considere que a anulação dos votos de Anthony Garotinho contrariou a expectativa de eleitores que aguardavam uma segunda votação.
“Infelizmente, a Justiça decidiu que não haverá segundo turno, contrariando a vontade soberana dos eleitores. E decisão judicial a gente respeita. É assim que funciona a democracia. […] A eleição termina, mas o meu amor pelo RJ e o meu compromisso com o povo fluminense continuam os mesmos”, escreveu Paes em sua página no Instagram.
Na quinta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por cinco votos a dois, anular os votos recebidos por Garotinho (Republicanos) na eleição para o governo do Rio. A medida altera o resultado da disputa e abre caminho para a vitória de Ruas no primeiro turno.
Ruas recebeu 49,27% dos votos válidos, enquanto Paes ficou com 42,76%. Garotinho obteve 3,17%. Com a anulação desses votos, o candidato do PL deve superar 50% dos votos válidos, segundo a nova contagem.
A retotalização dos votos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), prevista para sábado (10), deverá definir oficialmente o resultado. A medida afasta a realização do segundo turno entre Ruas e Paes.
