Asteroide passa de surpresa a 4 mil quilômetros da Terra

Foto: mozzyb – Shutterstock.

Um asteroide passou de surpresa pela Terra nesta quinta-feira (7). A rocha espacial foi vista pela primeira vez pouco antes de fazer sua aproximação máxima do nosso planeta, a 4 mil quilômetros de distância por volta das 11h25 (horário de Brasília)

Isso é muito, mas muito mais perto do que um asteroide costuma passar. Esse é, por exemplo, aproximadamente 1% da distância entre Terra e Lua. Apesar de ter passado colado, o asteroide é pequeno demais para oferecer qualquer risco ao nosso planeta.

Asteroide não representou perigo

Chamado de C9FMVU2, a rocha espacial ficou mais perto da Terra do que a maior parte dos satélites. Entretanto, com apenas 2 metros de largura, o asteroide jamais representou um perigo para nós.

Em publicação no X, antigo Twitter, a Agência Espacial Europeia (ESA), comentou a descoberta e garantiu que não existem perigos. 

“Não representa nenhum risco para nós, mas a gravidade da Terra moldará a sua trajetória para sempre”, disse Richard Moissl, chefe de defesa planetária da ESA. “A detecção precoce de um asteróide tão pequeno ilustra a nossa crescente capacidade de ver o que está por vir”, completou ainda.

Além disso, atualmente já existem tecnologias para evitar que o asteroide colida com a Terra. No ano passado, a NASA realizou a missão de testes DART, onde uma espaçonave se chocou propositalmente com um asteroide para alterar a sua rota. Recentemente, uma série de artigos foram publicados comprovando a eficácia da missão.

Créditos: Olhar Digital.



Fontes – Link Original

5/5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

Entretenimento

Noticias Recentes

@2023 TV FLORIDA USA