Donald Trump venceu a eleição presidencial no Arizona, devolvendo o estado – e seus 11 votos eleitorais – ao Partido Republicano, projeta a agência de notícias Associated Press (AP) neste sábado (9). Com o resultado, o bilionário venceu em todos os 7 estados-chave da corrida à Casa Branca, em disputa com a democrata Kamala Harris.
A vitória de Trump acabou com as esperanças dos democratas do Arizona, que buscaram continuar sua ascensão, que começou com a vitória em 2018 de uma cadeira no Senado há muito ocupada pelos republicanos e continuou em 2020 e 2022.
Os estados-chave são aqueles que não têm preferência política clara e decidem, na prática, quem será o próximo presidente.
Trump garantiu votos suficientes para um novo mandato como presidente dos Estados Unidos ainda na quarta-feira (6). Agora, ele tem tem 312 votos do Colégio Eleitoral, contra 226 de Harris.
Os Estados Unidos não têm um tribunal eleitoral de âmbito nacional, como o Brasil, e a apuração dos votos é de responsabilidade de cada estado. A contagem oficial pode demorar semanas, e o resultado é tradicionalmente divulgado pela agência de notícias AP com base na projeção feita por estatísticos a serviço de institutos e meios de comunicação. Entenda como funciona.
Confira como está a apuração. Os dados são da Associated Press.
Veja a lista de estados:
Arizona – 11 delegados – (Trump ganhou, aponta AP)
Carolina do Norte – 16 delegados (Trump ganhou, aponta AP)
Geórgia – 16 delegados (Trump ganhou, aponta AP)
Michigan – 15 delegados (Trump ganhou, aponta AP)
Nevada – 6 delegados (Trump ganhou, aponta AP)
Pensilvânia – 19 delegados (Trump ganhou, aponta AP)
Wisconsin – 10 delegados (Trump ganhou, aponta AP)
Fonte: g1