Curiosidade: Por que golfinhos amam nadar na frente dos barcos?

Getty Images

É comum vermos golfinhos, seja pessoalmente ou em gravações, nadando à frente de navios e outras embarcações. Esse comportamento é típico de várias espécies desses mamíferos marinhos. Mas qual seria o motivo dessa preferência?

Os golfinhos são conhecidos por sua sociabilidade. Eles são frequentemente avistados em grupos, cujo tamanho varia de acordo com a espécie, e interagem facilmente com humanos. Por isso, eles não veem nossos navios como uma ameaça.

No entanto, a ausência de medo é apenas uma parte da explicação. Segundo informações do Mega Curioso e IFLScience, pesquisadores buscaram entender os fatores que levam os golfinhos a agir dessa maneira. Descobriram que pouco mais de 20% dos grupos de golfinhos-nariz-de-garrafa estudados nadavam na frente das embarcações. Notaram também que o tipo de embarcação, a atividade que ela realiza e o estado do motor podem influenciar a presença dos cetáceos.

Os pesquisadores sugerem que esse comportamento poderia diminuir o gasto energético durante a movimentação dos animais. Outra hipótese é que a presença das embarcações poderia auxiliar na pesca.

No entanto, o consenso entre os especialistas parece ser que nadar na frente de embarcações pode ser apenas uma atividade recreativa para os golfinhos. Há vários estudos que mostram como eles gostam de interagir entre si e com outras espécies, e nadar com navios pode ser apenas mais uma diversão.

Essa brincadeira é muito antiga. Independente do motivo, sabe-se que os golfinhos gostam de nadar com grandes embarcações há muito tempo. Na antiguidade, os gregos já relatavam esse comportamento em barcos mais rápidos, e é possível encontrar registros disso em vários momentos da nossa história.

Há também registros de uma interação semelhante de golfinhos com tubarões-peregrino (Cetorhinus maximus). A segunda maior espécie de tubarão, apesar de normalmente nadar lentamente, quando está próximo da superfície pode quebrar a água de maneira semelhante a uma embarcação.

Entre 2012 e 2019, essa interação foi observada em seis ocasiões diferentes na costa da Irlanda. Pode ser parte de uma estratégia de pesca dos golfinhos, mas os especialistas acreditam que seja mais uma forma dos animais se divertirem em grupo. E o fato de eles fazerem isso com outras espécies indica que é um comportamento que existe há algum tempo.

Embora seja difícil confirmar quando um comportamento animal tem motivações mais lúdicas, é amplamente reconhecido por especialistas que as brincadeiras desempenham um papel importante para os golfinhos. Portanto, interagir com embarcações pode ser uma maneira que esses cetáceos encontraram para se divertir um pouco, sem qualquer outra finalidade.

Fontes – Link Original

5/5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

Entretenimento

Noticias Recentes

@2023 TV FLORIDA USA