VÍDEO: Veja o momento em que a Coreia do Norte lança projétil em direção ao Japão

Foto: KCNA via Reuters

O governo japonês emitiu um alerta de emergência nesta segunda-feira (27), aconselhando os residentes de uma província no sul do país a se protegerem de um possível míssil lançado pela Coreia do Norte em direção ao Japão.

Por meio de seu sistema de transmissão, as autoridades japonesas informaram, por alto-falante, que a Coreia do Norte “parecia ter disparado um míssil” e que os moradores da província de Okinawa deveriam buscar abrigo imediatamente.

A emissora pública japonesa NHK divulgou um vídeo mostrando o que parecia ser um ponto laranja voando no céu, que posteriormente explodiu em chamas em uma área próxima à fronteira entre a China e a Coreia do Norte.

A Coreia do Sul também registrou o lançamento de um “projétil não identificado” norte-coreano. “A Coreia do Norte disparou um projétil não identificado em direção ao sul”, sobre o Mar Amarelo, que se estende entre a China e a península coreana, informou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

O governo norte-coreano afirmou que tentou lançar um satélite de reconhecimento militar, mas que ele explodiu no ar devido a um defeito no motor do foguete. Suspeita-se que fosse um satélite espião. “O lançamento do novo foguete transportador de satélites falhou quando explodiu no ar durante o voo da primeira fase”, disse o vice-diretor-geral da Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial da Coreia do Norte, em um relatório divulgado pela mídia estatal.

Uma análise inicial sugeriu que a causa foi um motor de foguete de combustível líquido recém-desenvolvido, mas outras possíveis causas estão sendo investigadas, conforme o relatório.

O projétil foi disparado pela costa oeste da Coreia do Norte por volta das 22h44 (10h44 no horário de Brasília), seguindo uma rota para o sul, disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul. Os sul-coreanos relataram ter detectado uma grande quantidade de destroços do foguete no mar apenas dois minutos após o lançamento.

A Coreia do Norte havia notificado o Japão no início do dia sobre o plano de lançar um satélite, o que ocorreu horas após a conclusão de uma rara cúpula trilateral entre China, Coreia do Sul e Japão em Seul.

A Coreia do Norte costuma lançar mísseis balísticos no mesmo dia em que lança satélites. O ministro da Defesa do Japão afirmou que as “provocações” da Coreia do Norte durante os lançamentos de satélites são comuns e podem se repetir.

Após várias tentativas fracassadas de lançar satélites, a Coreia do Norte conseguiu colocar com sucesso seu primeiro satélite espião em órbita em novembro de 2023.



Fontes – Link Original

5/5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

Entretenimento

Noticias Recentes

@2023 TV FLORIDA USA