Israel não convida Brasil para encontro na ONU com famílias de reféns

Procurada, a diplomacia brasileira admitiu que não foi convidada. A missão de Israel em Genebra também confirmou que não houve o convite, mas explicou que havia sido apenas um “erro” no envio da mensagem aos delegados do Itamaraty.

A “falha” ocorre depois de uma série de polêmicas envolvendo os dois países. O governo brasileiro havia demonstrado irritação diante da ausência dos nomes de seus cidadãos nas listas feitas por Israel para permitir a saída de estrangeiros de Gaza. Os 32 brasileiros apenas entraram na sétima lista publicada pelas autoridades em Tel Aviv.

O mal-estar ganhou um capítulo novo quando o embaixador de Israel em Brasília, Daniel Zonshine, esteve em um encontro em Brasília com o ex-presidente Jair Bolsonaro no dia 8. O Itamaraty considerou o gesto como um grave erro. Naquele momento, porém, evitou abrir uma crise. O temor era que qualquer ruído poderia afetar o resgate dos brasileiros.

Após o incidente, a embaixada de Israel afirmou que não sabia que Bolsonaro estaria no evento na Câmara dos Deputados.

Na mesma semana, o Ministério da Justiça teve de emitir uma nota para esclarecer que investigações sobre eventuais suspeitos de terrorismo eram uma competência soberana do Brasil. Isso depois de declarações do governo de Israel e mesmo do envolvimento do Mossad ao apontar para suposta presença d Hezbollah no Brasil.



Fontes – Link Original

5/5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

Entretenimento

Noticias Recentes

@2025 TV FLORIDA USA