ALERTA VERMELHO: meteorologia sinaliza para chuvas intensas e ventos fortes no RS

Foto: Reprodução/ Instagram/ Marcelo Caumo.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta terça-feira (12) alertas vermelhos e laranjas para o Rio Grande do Sul, devido à previsão de chuvas intensas e fortes rajadas de vento. Os avisos são válidos até as 12h desta quarta (13), informa o site GZH.

Os alertas vermelhos, que representam grande perigo, são direcionados para cidades gapuchas do Centro, Sul, Vale do Rio Pardo, Norte, Fronteira Oeste, Serra e Região Metropolitana. O Inmet aponta risco de chuva intensa, com índices superiores a 60 mm por hora ou acima de 100 mm ao dia. Essas condições climáticas aumentam consideravelmente o risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

As áreas afetadas incluem também cidades do Vale do Taquari, uma das regiões mais impactadas pelas chuvas da última semana, que deixaram 47 mortos e mais de 20 mil pessoas desalojadas em 97 municípios (foto).

Já os alertas laranjas, que simbolizam perigo de fortes rajadas de vento, valem para todo o Rio Grande do Sul, exceto para o extremo sul, onde estão localizadas cidades como Chuí e Santa Vitória do Palmar. O Inmet alerta ainda para o risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.

O Serviço Geológico do Brasil, vinculado ao governo federal, também emitiu alertas para cheias em todas as bacias hidrográficas gaúchas. Segundo a GZH, a situação mais preocupante é a do rio Uruguai.

O Antagonista



Fontes – Link Original

5/5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

Entretenimento

Noticias Recentes

@2023 TV FLORIDA USA