Veja 5 doces que pessoas com diabetes podem comer

Veja 5 doces que pessoas com diabetes podem comer

A alimentação das pessoas com diabetes precisa ser muito bem planejada. A síndrome metabólica é caracterizada por problemas na ação ou na produção do hormônio insulina, o que leva o corpo a ter problemas no transporte de glicose para as células.

Para regular o açúcar no sangue e manter a diabetes sob controle, as pessoas com a síndrome costumam evitar as sobremesas. No entanto, essa regra não é tão estrita e alguns alimentos doces são liberados para o consumo, desde que com parcimônia.

Nutricionistas explicam que as frutas são as melhores opções para satisfazer a vontade de comer doces, isso porque acrescentam fibras à dieta. Veja outros alimentos recomendados por especialistas que também cumprem essa função:

1. Chocolate amargo
É composto de pelo menos 70% de cacau, que é fonte de triptofano, aminoácido precursor de neurotransmissores responsáveis por regular o apetite.

“O chocolate amargo é uma ótima opção para matar a vontade de comer doces. O paciente, entretanto, deve sempre estar atento à lista de ingredientes para não ser enganado. O cacau precisa ser o primeiro ingrediente da lista”, alerta a nutricionista Thayanne Neiva, da clínica Tivolly, de Brasília.

Contudo, o consumo de chocolate amargo não deve ser desregulado. A pessoa com diabetes deve consultar um profissional de nutrição para que a quantidade limite seja estabelecida dentro do cardápio.

2. Frutas acompanhadas de fibras
As frutas com baixo índice glicêmico, como mamão, morango, abacate e abacaxi, são as melhores para as pessoas com diabetes.

As que possuem alto índice glicêmico, como a banana, podem ser consumidas desde que acompanhadas de fibras ou proteínas. “Recomendo comer esse tipo de fruta com alguma fonte de fibra, como aveia e chia, ou de proteína, como queijo, iogurte e castanhas. Assim, a absorção do açúcar torna-se mais lenta”, destaca Cynara Oliveira.

3. Sorvete caseiro
Sorvete é uma sobremesa geralmente rica em gorduras e açúcar. Ao fazê-lo em casa, você pode conseguir uma versão mais saudável com frutas, iogurte natural congelado e substitutos para o açúcar.

4. Picolé de frutas sem açúcar
Assim como o sorvete, um picolé de frutas sem açúcar pode ser uma opção de sobremesa. As nutricionistas recomendam que a pessoa com diabetes opte por frutas de menor índice glicêmico, como morango, cereja e kiwi. Uma boa dica é usar as cascas no preparo.

5. Pera
Uma pera de tamanho médio tem 17 gramas de açúcar. É uma fruta bastante doce, entretanto, possui baixa carga e índice glicêmico. Logo é uma ótima opção de sobremesa para pessoas com diabetes.

Com informações de Metrópoles

Leia também:

Fonte Terra

5/5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

Entretenimento

Noticias Recentes

@2023 TV FLORIDA USA